Brasil bate recorde em casos de dengue em 2024, mortes já são mais de 1.500

Dengue

Este ano, 1.544 vidas foram perdidas devido à dengue no Brasil, marcando o maior número de mortes relacionadas à doença neste século. A incidência da enfermidade permanece elevada no país. Em termos totais, foram registrados 3.507.602 casos prováveis da doença, com um acréscimo de 197.118 novas infecções apenas nas últimas horas. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, dia 18 de abril de 2024.

Os principais números da doença

. Minas Gerais é a unidade da federação com maior número de casos prováveis: 1.089.108; 

Distrito Federal tem o maior coeficiente de incidência (número de casos a cada 100 mil habitantes): 7.894,3,6

. São Paulo tem o maior número de pessoas mortas: 320.

Entre homens e mulheres, a porcentagem de pessoas possivelmente infectadas está em 44,7% e 55,3%, respectivamente. A faixa etária com mais casos prováveis do vírus é a de 20 a 29 anos, sendo as mulheres as mais atingidas pela arbovirose, com 304.306 registros

Alerta para o mundo: dengue no Brasil virou preocupação internacional

Logo na primeira linha, uma reportagem do site americano Vox ensina como pronunciar uma palavra que pode ser nova para muitos de seus leitores: “pronuncia-se DEN-gay“, diz o texto, originalmente em inglês.

Velha conhecida dos brasileiros, a dengue virou assunto na imprensa americana e europeia durante a crise sem precedentes que atinge o Brasil.  O número de casos de dengue em 2024 no país é recorde na série histórica oficial — e o total registrado (casos prováveis e confirmados) se aproxima dos 2 milhões em meados de março, segundo o Ministério da Saúde.

As reportagens em veículos estrangeiros discutem, principalmente, o que o avanço recorde de casos dengue no Brasil e em outros lugares significa para a saúde global nos próximos anos.  O New York Times fala em “prenúncio de uma crise de saúde para as Américas” e o Washington Post, que chama a crise de dengue no Brasil de “impressionante”, diz que é “um alerta para o mundo”.

Faça a sua parte na batalha contra o vetor da dengue

  • 🦟 Elimine criadouros do mosquito Aedes aegypti: Este é o principal vetor da dengue, então eliminar seus criadouros é fundamental. Isso inclui esvaziar e limpar recipientes que acumulam água, como vasos de plantas, pneus, garrafas e latas.

  • 🧴Use repelente: Os repelentes ajudam a afastar os mosquitos, reduzindo o risco de picadas. Escolha um repelente com DEET, icaridina ou IR3535 e siga as instruções do rótulo. 

  • 👕 Use roupas que cubram o corpo: Mosquitos têm mais dificuldade em picar através de roupas, então use calças e camisas de mangas longas, especialmente durante o dia, quando os mosquitos estão mais ativos.

Dr. Drauzio explica no vídeo abaixo os sintomas da dengue

CRÉDITOS: (canal Drauzio Varella / YouTube)

Instale o app Radios Net

Baixe gratuitamente o aplicativo Radios Net  para smartphone e desfrute do som com qualidade da Era do Vinil onde estiver. Após instalar, busque nossa emissora, coloque-nos em seus favoritos e pronto!  No aplicativo você contará com funcionalidades exclusivas.  Visite a página de download agora mesmo!
Clique abaixo.

Morreu o narrador Silvio Luiz

Olho no lanceee! Morreu o narrador Silvio Luiz Morreu hoje, dia 16, o comentarista Silvio Luiz, aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital Oswaldo

Leia mais»