Morre Tina Turner, grande voz do rock internacional

A cantora americana Tina Turner, considerada a Rainha do Rock ‘n’ Roll, morreu, aos 83 anos, em sua casa, localizada em Küsnacht, na Suíça. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 24, por meio de um comunicado publicado nas redes sociais da artista. No entanto, a causa da morte não foi divulgada. “É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de Tina Turner. Com sua música e sua paixão sem limites pela vida, ela encantou milhões de fãs ao redor do mundo e inspirou as estrelas de amanhã. Hoje nos despedimos de uma querida amiga que nos deixa sua maior obra: sua música. Toda a nossa sincera compaixão vai para a família dela. Tina, sentiremos muito sua falta”, diz a nota. Tina esteve no auge da carreira no final da década de 60 e início dos anos 1970, ao lado do ex-marido, Ike Turner, que morreu de uma overdose de cocaína em 2007. Nos anos de 1980, a artista começou a carreira solo e foi dona de sucessos como “The Best“, “I Don´t Wanna Lose You” e “What’s Love Got to Do With It“. Conhecida como a Rainha do Rock ‘n’ Roll, Tina ficou famosa por suas performances enérgicas no palco, além de impactar com vocais roucos e poderosos. 

Tina Turner nasceu em em Brownsville, no Tennessee, nos Estados Unidos. Durante os 60 anos de carreira, Turner vendeu mais de 100 milhões de discos. Ao longo da carreira, ela ganhou oito prêmios Grammy’s e foi incluída no Hall da Fama do rock ‘n’ roll em 2021 como artista solo. Antes disso, em 1991, ela foi indicada, ao lado de Ike, com quem já fez um duo. A introdução solo da artista no Hall da Fama reforçou o poder da cantora, que rompeu preconceitos e mostrou ao mundo que poderia se tornar uma potência da música. O trabalho de Tina inspirou e influenciou estrelas mais jovens como BeyonceJanet JacksonJanelle Monae e Rihanna.

Angela Bassett, a atriz interpretou Tina nas telonas

Atriz Angela Bassett lamenta a morte de Tina Turner

Angela Bassett lamentou nesta quarta-feira (24) a morte de Tina Turner, a rainha do rock n’ roll, aos 83 anos. A atriz foi indicada ao Oscar por sua atuação como a cantora em “Tina – A Verdadeira História de Tina Turner” (1993).

“Como dizer adeus à mulher que tomou conta de sua dor e trauma e os usou como uma forma de ajudar a mudar o mundo? Através de sua coragem ao contar sua história, seu compromisso em acertar o rumo de sua vida, sem se importar com o sacrifício, e sua determinação de lutar por um espaço no rock and roll para ela e para outros que se parecem com ela, Tina Turner mostrou a outros que viveram com medo como um futuro lindo cheio de amor, compaixão e liberdade deveria parecer”, escreveu Angela Bassett em comunicado à revista “Hollywood Reporter”.

Tina Turner enfrentou problemas de saúde nos últimos anos, desde quando foi diagnosticada com câncer no intestino em 2016. Em 2017, ela chegou a passar por um transplante de rim.

Tina Turner, a lenda do rock

As 10 músicas mais tocadas de Turner, de acordo com a "Bilboard"





  • What’s Love Got To Do With It
  • I Don’t Wanna Fight
  • Better Be Good To Me
  • One Of The Living
  • Private Dancer
  • We Don’t Need Another Hero
  • Typical Male
  • Let’s Stay Together
  • It’s Only Love
  • The Best
Tina Turner

Fontes: Terra, Ig, G1, Poder 360 e JP.