Sem meias palavras: “Vim do planeta fome”. A resposta de Elza Soares a Ary Barroso em seu programa de rádio, em 1953, na primeira vez em que se apresentou ao vivo, é um dos momentos mais lembrados da carreira da cantora. Esse cartão de visita já mostrava o tom provocador e destemido, que marcou toda a trajetória dessa artista carioca, que ficou famosa, não só pela voz potente, mas também pela postura.
Naquele dia, na Rádio Tupi, Elza se apresentou e emendou uma interpretação da canção “Lama”, de Paulo Marques e Aylce Chaves: “Se quiser fumar, eu fumo / se quiser beber, eu bebo”, entoavam os versos, que se tornariam marcantes.
Elza atravessou o século 20 experimentando sua música com gêneros como o samba e o jazz, e chegou aos anos 2000 com disposição renovada, colaborando com artistas jovens e propondo um discurso contemporâneo. Ao todo, Elza Soares lançou 34 álbuns ao longo da sua carreira. Seu talento foi revelado em 1953, quando participou do programa “Calouros em desfile”, apresentado por Ary Barroso na Tupi.